Madureira, futebol e o bloco das piranhas

Madureira da Portela e Império Serrano, também legou ao carnaval carioca o bloco das piranhas. Liderado por Moisés, ex-zagueiro da Seleção brasileira, o Bloco da Piranhas, animou, durante vinte e cinco anos, as ruas do subúrbio de carioca. Violento?! (para alguns) viril , também conhecido como Moisés paulada, não se fazia de rogado ao se vestir de mulher e desfilar com humor e desfaçatez , sempre no sábado de carnaval.

O bloco foi organizado do início dos anos 70 até meados dos anos 90. A festa era frequentada por vários jogadores, como Brito, Alcir Portela, Joel Santana e Vanderlei Luxemburgo. Luisinho das arábias, Renê, Ademir, Alcino, Carlos Roberto, Fernando, Tobias, Júlio e Ronaldo

A relação entre futebol e carnaval é mais estreita do que se pode imaginar. Algumas escolas de samba, por exemplo, surgiram de times de futebol. Jogadores de um esporte considerado, quase um indicador de masculinidade, deixavam a heteronormatividade de lado e exercitavam uma das clássicas inversões carnavalescas: Homem travestido de mulher.

Moisés morreu, de câncer no pulmão , aos 59 anos, em 2008.

Comentários

Comentários